ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

ARBITRAGENS

Infelizmente em Portugal há vários programas semanais que dedicam várias horas a analisar repetidamente os mesmos lances de apenas 3 equipas, enquanto 80% dos jogos não têm qualquer análise, alguns sem ter sequer imagens por não terem transmissão televisiva.
Desta forma, parece também acontecer a situação ridícula de os árbitros só terem más notas nos seus jogos quando apitam um dos 3 estarolas, e pior, apenas quando se enganam contra 1 deles.

Sem imagens mas contando com a memória daqueles que se interessam e seguiram estas temporadas, aqui ficam as listas dos pontos roubados:


ROUBOS 2011/12


JORNADA - JOGO - PONTOS ROUBADOS - DESCRIÇÃO

3ª jornada - Gil Vicente 2-0 Académica - (-1 ponto) - Foi de uma falta inexistente assinalada por Olegário Benquerença que o Gil Vicente chegou ao 1º golo. Perto do fim, o 2º golo surge numa bola na mão que contra a Académica é sempre Penalty, ao invés das mãos na bola que a favor nunca são assinaladas....

5ª jornada - S. Lisboa B. 4-1- Académica - (-1 pontos) - Vasco Santos, árbitro do sistema, conseguiu validar 2 golos irregulares ao goriGozo e ainda roubar 2 penalties claros para a Académica. Um resultado final tão enganador pode ser visualizado neste link.

10ª jornada - Marítimo 3-2 Académica - (-1 pontos) - A Académica esteve a perder por 2 golos e chegou à igualdade na segunda parte...mas a mesma não foi possível devido ao árbitro Nuno Almeida que mandava seguir todas as faltas da equipa insular, assinalando falta a todos os desarmes de bola da Académica e inclusive expulsando um jogador da Académica por cortar uma bola junto à linha lateral.

11ª jornada - Académica 0-1 Beira-Mar - (-3 pontos) - RUI SILVA, o exemplo perfeito do lema "bola na mão contra a Académica é sempre Penalty, mão na bola a favor da Académica nunca é Penalty". 2 penalties roubados, 1 golo limpo invalidado.. e não 1, não 2, mas 3 pontos roubados! Recorde-se a dualidade de critérios do Ladrão Rui Silva: link.

17ª jornada - Rio Ave 0-0 Académica - (-2 pontos) - Ederzito é derrubado completamente dentro da área e o Ladrão André Gralha decide assinalar livre fora da área. Como ainda havia o risco da Académica ganhar, não bastando os 5 amarelos para a Académica contra apenas 1 do Rio Ave, Flávio vê cartão vermelho direto por tocar na manga de um jogador adversário.

18ª jornada - Académica 0-2 Gil Vicente - (-1 ponto) - Aos 47 minutos, Marinho é tocado na área: mais um panelty claríssimo não assinalado a favor da Académica, o qual daria o empate e uma diferente motivação ao jogo. Desta vez o ladrão teve o nome de João Capela.

21ª jornada - Feirense 1-1 Académica - (-2 pontos) - Aos 67 minutos, a vantagem da Académica no marcador pareceu incomodar Cosme Machado, que inventa uma falta ridícula com direito a amarelo a Hélder Cabral, o qual por desacordar é prontamente expulso.

22ª jornada - Fc do Porto 1-1 Académica - (-2 pontos) - "bola na mão contra a Académica é sempre Penalty, mão na bola a favor da Académica nunca é Penalty"... Marco Ferreira também respeita o lema do sistema, que incrivelmente havia sito aplicado 1 ano antes no mesmo estádio, no mesmo jogo, num lance exactamente igual. A decisão apenas foi invertida em simultâneo com as cores das camisolas.

23ª jornada - Académica 0-1 P.Ferreira - (-1 ponto) - "bola na mão contra a Académica é sempre Penalty, mão na bola a favor da Académica nunca é Penalty"... Pedro Proença também respeita o lema do sistema, mas sentiu-se mal e pediu para sair 5 minutos após roubar esse penalty claro a favor da Briosa! O seu substituto de 3ª categoria foi mau demais para ser verdade.

24ª jornada - Sp.Braga 2-1 Académica - (-1 ponto) - O novo Boavista está, claro, bem enquadrado no seu sistema, tal como o repetido André Gralha. Com o golo da vitória obtido num lance que começa em fora-de-jogo, foram também pelo menos 2 os puxões sobre jogadores da Académica dentro da área contrária que não viram o respectivo penalty assinaldo. Nos últimos 15 minutos com a Académica a massacrar houve menos de 5 minutos de futebol.

25ª jornada - Académica 0-1 Marítimo - (-1 ponto) - Olegário Benquerença, mais um ladrão repetido, voltou a validar, mais uma vez, um golo da vitória irregular.

27ª jornada - Académica 0-1 Olhanense - (-1 ponto) - "bola na mão contra a Académica é sempre Penalty, mão na bola a favor da Académica nunca é Penalty", 2 penalties assim roubados! onde é que já li isto!?... mas voltou mesmo a acontecer, desta vez por João Pode Ser Ferreira. Para ajudar a festa, mais um jogador da Académica expulso por contestar uma decisão.

28ª jornada - Sp.Lisboa 2-1 Académica - (-3 pontos) - Aos 89 minutos Peiser defende mal um cruzamento da esquerda devido à pressão de um jogador em FORA-DE-JOGO. Na sequência há um remate à trave e golo na recarga. Mais um golo da vitória em posição irregular! Onde é que já li isto!?... no mesmo sítio do "bola na mão contra a Académica é sempre Penalty, mão na bola a favor da Académica nunca é Penalty" que sucedeu aos 88 minutos, no cruzamente de Marinho para Rui Miguel que estava completamente isolado. Hugo Miguel, olha quem, conseguiu juntar tudo em 3 pontos.


ROUBOS 2010/11

JORNADA - JOGO - PONTOS ROUBADOS - DESCRIÇÃO 

1ª jornada - Sport Lisboa 1-2 Académica - (0 pontos) - uma expulsão ridícula de acumulação de amarelos em 5 minutos, com o número 7 e 23 do Sport a fazerem agressões não punidas, e um lance legal de golo para a Académica anulado por fora-de-jogo.

2ª jornada - Académica 1-1 Olhanense - (-2 pontos) - um penalty inventado em tempo de compensação por uma bola-na-mão de um jogador da Académica que até havia acabado de ser empurrado.

3ª jornada - Beira-Mar 2-1 Académica - (-1 ponto) - um penalty claro a favor da Académica que daria o 1-2 e ao não ser assinalado originou uma derrota por 2-1.

5ª jornada - Rio Ave 2-2- Académica - (-2 pontos) - o 1º golo do Rio Ave tem 2 jogadores 2 metros em fora-de-jogo.

7ª jornada - Leiria 2-1 Académica - (-3 pontos) - com o resultado em 0-1 Diogo Valente seguia isolado para a baliza e foi travado sem que houvesse lugar a falta (ou mesmo penalty) e a respectiva expulsão;

9ª jornada - Académica 0-1 Porto - (-1 ponto) - com o resultado em 0-0 uma mão na bola de Maicon na área não foi assinalada penalty, apesar de na 2ªparte na mesma área uma bola no braço de H.Cabral ter sido prontamente assinalada. Para tirar as dúvidas, no último lance da partida, nova mão na área do Porto, claro, não assinalada

10ª jornada - Portimonense 2-2 Académica - (-2 pontos) - com o resultado em 0-1, Sougou faz o golo da jornada que foi invalidado por um fora-de-jogo claramente inexistente

11ª jornada - Académica 1-2 Sp.Lisboa - (-1 ponto) - penalty para o Sp.Lx que ao contrário nunca seria assinalado; fora-de-jogo inexistente a Sougou isolado; mão na bola e respectivo penalty para a Briosa não assinalado.

12ª jornada - V.Setúbal 0-1 Académica - (0 pontos) - 3 minutos e meio de compensação na primeira parte e 7 minutos e meio de compensação na segunda, jogo de 101 minutos.

13ª jornada - Académica 1-5 Marítimo - (-1 ponto) - Catita celebrou no fim ou não? Se calhar nem celebrou dado o seu trabalho facilitado. Bastou-lhe inventar um penalty aos 28min que o resto veio por acréscimo.

16ª jornada - Académica 0-1 Sport Lisboa - (-1 ponto) - El Mano Santos atingiu o cúmulo de validar um golo em fora-de-jogo e com a mão! Além da posição de desvantagem no marcador desde bem cedo, vários outros lances prejudicaram a Briosa, tal como uma mão na área do número 23 do Sport ou agressão impune do número 2 do Sport. (ver imagens)

17ª jornada - Olhanense 2-1 Académica - (-1 ponto) - Rui Silva fez a diferença e inventou um penalty contra a Académica numa mão na barreira. Algo frequente contra a Académica, que nunca acontece a favor. Bom exemplo este de Luiz Nunes, que até salta com os braços alinhados com o corpo, ao contrário do número 23 da semana anterior. Para bónus, no último minuto é roubado um penalty à Académica sobre Diogo Melo, também ao contrário do que aconteceu na 1ª volta.

18ª jornada - Académica 3-3 Beira-Mar - (0 pontos) - André Gralha recusou-se a assinalar um penalty claro a favor da Académica (há algum árbitro que assinale!?) e considerou que a falta era onde acabava, fora da área! Seria o 2-2, mas a Briosa mesmo assim acabou por conseguir empatar.

20ª jornada - Académica 0-1 Rio Ave - (-1 ponto) - João Capela recusou-se a assinalar um penalty claro sobre Miguel Fidalgo logo aos 2 minutos. Aos 2 minutos de conmpensação não teve dúvidas a assinalar contra a Académica num lance em fora-de-jogo e após uma falta inexistente que expulsou Hélder Cabral. Podia ao menos ter remediado no último lance da partida em que Peiser sobe à área contrária e é agarrado... mas a favor da Académica? Nunca!

23ª jornada - Nacional 1-1 Académica - (0 pontos) - Se uma bola na mão na área da Académica é penalty, quando há mão na bola na área contrária nunca é. Muito menos com o Catita a apitar. Neste jogo, logo na primeira parte, foram 2 mãos na bola na área do Nacional... mas a Académica precisou de lutar mais uma vez contra 12 para conquistar o empate.

24ª jornada - Porto 3-1 Académica - (-1 ponto) - "Se uma bola na mão na área da Académica é penalty, quando há mão na bola na área contrária nunca é". Muito menos contra um Estarola! Neste jogo, logo no 1º minuto, o defesa do Porto corta com a mão à vista de todos e dentro da pequena área uma bola que ia em direcção à baliza. Penalty e vermelho directo, mas o árbitro não teve coragem e cometeu uma Gralha propositada. A Académica ainda fez o 0-1 que deveria ter sido o 0-2. Assim a vantagem foi curta e perdeu-se no mínimo 1 ponto.

26ª jornada - Sp.Lisboa 2-0 Académica - (0 pontos) - Não foram 2 minutos que resolveram o jogo, foi o fechar de olhos de Hugo Miguel 5 minutos antes. O meia-leca que marcou os 2 golos devia ter sido expulso por uma agressão ao joelho de Sougou 5 minutos antes. Na segunda parte, nova expulsão poupada, dessa vez transformada em amarelo.

27ª jornada - Académica 1-1 V.Setúbal - (-2 ponto) - Os 2 golos foram em fora-de-jogo. Mas pelo meio ficaram 2 penaltis por assinalar a favor da Académica ainda na 1ª parte, e um golo mal anulado a Sougou na 2ª parte. Em consequência, Sougou foi mal expulso com um 2º amarelo. Não esquecer ainda que o critério de 'Jorge Sousa' do 1º amarelo a Sougou, um corte em carrinho em que a bola acaba por bater no braço, não foi aplicado na 2ª parte a um jogador do Setúbal num lance exactamente igual que deveria ter resultado na sua expulsão.

PODEMOS SER SEMPRE ROUBADOS...


...MAS NUNCA SEREMOS DERROTADOS!