ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

sexta-feira, 15 de junho de 2012

EQUIPA

Com alguma preocupação face à verdadeira debandada de jogadores que consituíam o plantel da época passada, decidi debruçar-me um pouco sobre os poucos que ficaram e quais as posições que precisam, urgentemente, de ser reforçadas. Na minha opinião, apenas dois lugares não necessitam de mexidas: a baliza e a lateral esquerda da defesa.

Vejamos os atletas que "sobraram":

G. REDES:
Peiser
Ricardo
Fábio

DEFESAS:
João Dias
Hélder Cabral
Nivaldo
Reiner
João Real
Orlando
Issouf
Paulo Alves

MÉDIOS:
Flávio
Grilo
Diogo Gomes
Danilo
Magique
Ouattara

AVANÇADOS:
Marinho

Nesta lista estão incluídos os júniores inscritos o ano passado, mas que pouco ou nada ainda demonstraram: Issouf, Paulo Alves, Magique e Ouattara. Também incluí Oralndo e Diogo Gomes, apesar de me parecer que terminam contrato agora e de não haver notícias de renovação.

Podemos pois verificar que o ataque tem de ser uma prioridade absoluta no que toca a reforços, assim como a zona central da defesa, que precisa, no mínimo, de dois elementos novos uma vez que ainda não se sabe como vai ser com o Orlando; e o Issouf e o Paulo Alves não serão, certamente, apostas absolutas para Pedro Emanuel. Também o meio campo precisa de mais elementos pois apenas Flávio e Danilo (talvez o Grilo também) podem ser opções imediatas.

Assim, de repente, precisamos de um defesa direito, dois centrais, mais dois médios centro, dois extremos esquerdos, um extremo direito e três pontas de lança. Ou seja, onze contratações, pelo menos.

Para a defesa, apenas há notícias da possibilidade da contratação de Henrique, que jogou na época passada no Feirense. Seria uma boa opção, mas fica a faltar um central de qualidade inequívoca, que pudesse lutar pela titularidade sem dúvidas; e um defesa direito nas mesmas condições.

Para o meio campo está confirmado Bruno China e, com as notícias que dão como certos Marcos Paulo e Ogu, mais a possibilidade do empréstimo do brasileiro do Corinthians Alagoano Cleiton Rafael, parece-me que ficariam as coisas mais ou menos equilibradas e com qualidade. Com exceção de Claeiton Rafael, todos os outros já demonstraram ser bons jogadores e conhecer bem a realidade do futebol nacional.

Quanto ao ataque, é a zona mais depauperada do plantel. Apenas Marinho "sobreviveu" à revolução. Aqui temos de dividir as coisas entre extremos e pontas de lança. Para as laterais, precisamos de dois extremos esquerdos. Para o lado direito do ataque, fala-se em N´Gal, que seria uma excelente opção para lutar com Marinho pela titularidade. Quanto ao lado esquerdo, não há ninguém (se considerarmos Magique como médio) e nem sequer há notícias de reforços. A posição de ponta de lança é uma verdadeira urgência. Não temos, neste momento, ninguém para a ocupar. Fala-se no retorno de Edinho, que seria muito interessante, mas que não se me afigura nada fácil, e na contratação de Saleiro, que para mim era muito bom. Na comunicação social, apareceu o nome do brasileiro Afonso, que viria por empréstimo do Corinthians Alagoano. Se estas três hipóteses se confirmarem, fica fechada a posição.

Em suma, muito trabalho para a direção conseguir construír um plantel competitivo para esta nova época, que se afigura muito interessante para os Académicos! Vamos esperar por boas notícias.


1 comentário:

Anónimo disse...

David Simão, Cédric, Makukula,Faouzzi tem sido nomes avançados nos últimos dias pela imprensa (sendo que o último mencionado,confirmou essa hipótese).
Tantas indefinições no plantel (a 4 dias do início da nova época) são preocupantes...em Agosto temos uma taça por disputar e para Ganhar...