ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

segunda-feira, 23 de maio de 2011

MITO DAS ASSISTÊNCIAS RESOLVIDO

Aqui vamos deitar por terra o mito que as assistências são baixas porque os jogos são a más horas, são caros, ou dão na TV.

Basta olhar para o seguinte quadro:
As 3 piores assistências foram em jogos realizados ao Domingo. Entre estas, as 2 piores assistências foram em jogos que não deram na TV. Todos os jogos que não deram na TV estão na metade dos jogos com menos adeptos. Essa metade dos jogos com menor assistência teve promoções através da Mancha Negra com bilhetes que variaram entre 1€ e 5€. Os 9! jogos de entradas gratuitas para sócios estão dentro das 11 piores assistências.
De forma inversa mas tendo o mesmo significado, metade dos jogos com maiores assistências deram na TV. A segunda maior assistência teve inclusive transmissão em canal aberto. Só 2 jogos realizados ao Domingo estão na primeira metade da tabela. Os 3 jogos com maiores assistências foram os mais caros e sem promoções.
A tabela mostra exactamente o inverso do que o mito anuncia.

Nota também para as borlas que tiveram um impacto mínimo. Em particular, os 4 jogos com entrada totalmente gratuita para Estudantes ficaram no meio da tabela. Mesmo adicionando bilhetes grátis para Acompanhantes de sócios, os valores de assistências obtidos foram menos de metade relativamente aos jogos de maior assistência, os quais eram sem promoções, na TV, e com preço elevado.

13 comentários:

Anónimo disse...

O problema é não haver uma tabela de preços fixo, para bilhetes pontuais.

Já agora desmitifica isto, como nós tendo mais de 11mil sócios, só temos cerca de um 1/3 de média de assistência em todos os jogos? É simples é que o bilhete de época é um intrave as pessoas a irem aos jogos.

Tanta trela dos dois lados, mas só dizem nomes e não dizem o que vão fazer para aproximar adeptos, nosso e não dos estarolas?

Anónimo disse...

um estudo interessante, estão de parabéns os autores. Mas, se fosse possivel incluir 1 parametro, como por exemplo o tempo atmosférico e temperatura.
Outro factor é o numero de adeptos da Briosa e de adeptos forasteiros.
Outro, embora este mais dificil de calcular, o numero de sócios e o de não sócios.
Isto é um estudo que a direcção tem meios para fazer, bastando para isso recorrer ao histórico das receitas e das assistências.
Desta forma consegue-se saber se o afastamento é dos sócios ou de não sócios, ou se o decréscimo é dos adeptos dos clubes visitantes (que se for destes não me preocupam).
Cumprimentos
Tiago Freitas

João António disse...

A meteorologia é uma boa ideia Tiago Freitas. Mas não tenho conhecimento de nenhum site que tenha os registos para o passado, só para o futuro e frequentemente errados... ;)
Claro que a direcção terá ao seu dispor toda a informação necessária para gerir as assistências da melhor forma. Mas pela análise aqui feita nota-se que pouco pode ser feito naqueles parâmetros para melhorar. O que se podem fazer é mesmo tirar o maior lucro possível daqueles jogos que mesmo caros são os que levam mais gente.
Obrigado e cumprimentos.

Anónimo disse...

caro joao antonio, das assistencias apresentadas saber o que são adeptos da Briosa e o que são adeptos forasteiros é fundamental. Pois os 13mil com o SL para mim pouco valor tem (ao contrário de um candidato) pois apesar de pagarem não gosto de ver o meu clube não ser apoiado em casa.
Analizando a análise que fizeram, que adeptos da Briosa nos jogos deverão variar entre os 2500 e os 4000 esta variação de 40% é que poderá ser explicada por outros factores.
Como o jogo com o Paços de Ferreira (a menor assistência) foi precisamente depois de Jorge Costa sair e de duas derrotas por 5 golos, assim como o jogo com o Rio Ave (2ªpior) a Briosa não ganhava há 3 meses (desde 26 Novembro). Isto é apenas outro factores que pode e deve ser considerado.
O que a direcção, independemente de quem seja, deverá fazer, é a aposta não nos estudantes universitários mas sim nos estudantes das primárias, dos ciclos e das secundárias e, oferecerem bilhetes aos pais e familia dos atletas das camadas jovens e das outras actividades.
Primeiro temos que criar o hábito de ir ao Estádio aos nossos jovens.
Mas, sobre isso ainda não vi nada nas campanhas.
Cumprimentos
Tiago Freitas

João António disse...

Tiago, claro que dá para analisar jogo a jogo e descobrir melhor os motivos das variações. Mas este post era só para deitar por terra as repetidas teorias de que as assistências são baixas por causa dos preços, tv e horário.
São baixas porque são esses os adeptos da Académica e pronto (os tais entre 2.500 e 4.000). São baixas porque a maioria das pessoas de Coimbra (entre 25.000 a 40.000) preferem apoiar 3 Estarolas.

De resto, tudo de acordo. Costumo analisar os adeptos que vão ao estádio e são mesmo da Académica através do uso da variável mediana, que é semelhante a fazer uma média de assistências não contando os jogos dos 3 estarolas. Está aqui o estudo:
http://academicasempre.blogspot.com/p/assistencias-201011.html

citrex disse...

caro anonimo,

quantos socios pagantes tem a Académica? Nao devemos ter muitos mais que os que tem bilhete de epoca.

Pedro disse...

Comparativamente com o Beira-Mar ficaram a perder, proporcionalmente falando, isto no sentido populacional (Coimbra tem mais gente). Sem falar das borlas aos estudantes, do estádio se encontrar dentro da cidade, assim como de uma boa política de marketing, que ao Beira-Mar é impossível fazer devido aos conhecidos problemas de tesouraria. Tendo em conta estes factores a média de 2000 mil pessoas (excluindo os “Três Gabarolas”) do Beira-Mar não foi muito diferente do OAF. A brincar, a brincar, apesar de uma ponta final de campeonato terrível, o Beira-Mar lá ficou à vossa frente.

Boas férias.
Até para o ano.

Saudações Auri-Negras.

Anónimo disse...

No site do mais futebol não terá o histórico dos jogos ao vivo ?? Lá vem o clima !!

João António disse...

Referes-te ao relato de cada jogo? Deve dizer em todos se está sol ou chuva sim, mas é um bocado fastidioso estar a procurar isso em todos!... :P

Anónimo disse...

A info está lá. Vais a "Calendário", e depois jogo a jogo tens a opção "ao minuto" onde diz o tempo.

Anónimo disse...

Excelente post!!! parabéns João!

Manuel Mendes disse...

Manuel Mendes - As campanhas têm a sua piada.Quando aparecem "sonhadores europeus", alguns dos academistas mais velhos, dos que vão a todas,mesmo deslocando-se de longe, com chuva, ou frio,ou calor não podem acreditar.A maior parte dos actuais estudantes de Coimbra ja´não sente o mesmo que nós... Já se esqueceram das bandeiras do Benfica em carros e cortejo da Queima das Fitas?...Não tenhamos ilusões. A Académica de hoje não é a ACADÉMICA dos nossos tempos. Basta ver quem são os assistentes aos jogos:além da Mancha Negra e poucos mais jovens,só gente da Terceira Idade. É triste,mas é verdade.Para os "Sonhadores", aí vão uns números: Em setenta e três épocas de Académica/O, tivemos 12 consideradas boas(acima do meio da tabela),18 assim, assim(meio da tabela para baixo, mas sem aflições) e 43 más(ou no fim ou quase)considerando as da 2ª Divisão.Os anos melhores foram os de 50,60 e 70. A partir de 78 é que a situação piorou. Com o profissionalismo actual,com poucos sócios, sem patrocinadores fortes, sem assistências razoáveis e entusiastas, não sonhemos altos voos.Viva a Académica.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o Tiago freitas quando diz que tem de ser feito uns esforço junto dos ciclos e secundárias,etc...
É incontornável haver uma maioria de adeptos dos 3 estarolas, mas não é por isso que temos que nos resignar e ficarmo-nos pelos 3000 adeptos em casa...
Veja-se o exemplo do Braga, que é conhecido por ser uma cidade maioritariamente benfiquista, e nos ultimos anos o esforço que tem sido feito pelo clube, com resultados que estão à vista...
A Briosa tem de conseguir recuperar a paixão pelo clube, mesmo que tenhamos que ter nos primeiros anos, muitos adeptos dos ditos 3 grandes.