ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

terça-feira, 12 de abril de 2011

COMUNICADO AAC/OAF

Como é do conhecimento público, a equipa de juniores da Académica desceu no sábado, dia 2 de Abril, à 2ª Divisão Nacional depois de ter perdido frente ao Leixões por 2-1, na última jornada da Série B da Fase Manutenção, série esta onde a Briosa foi inserida depois de ter terminado na sexta posição da fase regular do campeonato. A descida de divisão da equipa de juniores é um facto que não podemos negar e que nos entristece enquanto estrutura responsável pelas equipas jovens da Académica. Neste momento menos positivo, sentimos a necessidade de encarar a realidade e os problemas frontalmente e sem qualquer tipo de preconceitos. Sejamos claros: devemos uma explicação aos Sócios e adeptos desta grande Instituição, a todos os que nos acompanharam nesta luta e a todos aqueles que, mesmos nos momentos mais difíceis, nunca nos deixaram nem deixarão sós. Por isso, queríamos partilhar com os nossos Sócios e adeptos algumas considerações que achamos pertinentes:

1. A garra, a raça, o empenho, o espírito brioso e a atitude que nos caracteriza foram presença constante, durante toda a época, por parte de atletas e técnicos na abordagem a todos os desafios. Por isso mesmo, queremos deixar uma palavra de reconhecimento pelo empenho e entrega aos atletas, técnicos, seccionistas da equipa de juniores da Académica. Voltaremos mais fortes, não tenham dúvidas.

2. Não vamos arranjar desculpas para o sucedido mas queremos enquadrar e, sobretudo, partilhar com os nossos sócios o contexto em que decorreu esta temporada.

a. Terminámos a fase regular na sexta posição e fomos inseridos num grupo com as três equipas que estavam classificadas imediatamente atrás de nós, onde lutámos até ao último segundo pela manutenção. Ao contrário do que sucedeu, por exemplo, com o Rio Ave, que ficou agrupado com as três últimas equipas do campeonato. Ou seja, a Académica entrou num grupo de quatro equipas, separadas por um ponto, sendo que duas delas desciam de divisão. O Rio Ave entrou num grupo onde já tinha 13 pontos de avanço para a descida. Imagine-se, devido à proximidade geográfica…

b. O modelo competitivo, adoptado este ano, permitiu, por exemplo, que o Varzim, que ficou em décimo lugar na fase regular, 4 lugares atrás da Académica, conseguisse a manutenção. Mais, o Varzim, que ficou sete pontos atrás da Briosa na fase regular, entrou para os grupos da manutenção com 8(!) pontos de avanço para a linha de água. Para que não fiquem dúvidas, repetimos: a Académica, que terminou no sexto lugar, começou o grupo com apenas mais um ponto que as restantes equipas. Tudo por causa da… proximidade geográfica.

c. Para além desta situação que até a nós nos custou a acreditar, foram muitas as lesões que tivemos ao longo da temporada. Ao guarda-redes João Figueiredo foram-lhe diagnosticados diabetes no início da época; o Ronaldo teve uma fractura no pé; o Tiago Cerveira, fractura no braço; o João Costa, fractura no pé; o Sérgio Duarte esteve afastado dez semanas com uma tendinite; o Lucas lesionado no início da época; as operações ao Peter Caraballo, Ari, Melo, Gradíssimo e André Oliveira, na sequência de lesões graves… Tudo isto não ajudou.

3. Nesta hora difícil lembramos os resultados da equipa de juniores conseguidos nos últimos três anos, onde alcançámos um terceiro, um quarto e um sexto lugares, formando jogadores que hoje se começam a notabilizar no futebol profissional, nomeadamente o Paulo Grilo, Diogo Ribeiro, entre outros. O projecto formação não pode ser posto em causa por um resultado menos conseguido ou por um objectivo falhado. Não podemos avaliar isoladamente um problema mas sim analisar tudo o que de bom tem sido feito no futebol jovem da Académica.

4. A época que se encaminha para o final teve muitos aspectos positivos que não podem ser esquecidos: jogadores oriundos da formação jogam regularmente na equipa do Tourizense e começam a ser alternativas sérias à equipa principal da Académica, afinal o grande objectivo do futebol de formação da Académica; a equipa de juvenis alcançou a segunda fase do Campeonato Nacional após terminar a fase regular em 4ª lugar; a equipa de iniciados disputam, actualmente, com um grande desempenho, a 2ª fase do respectivo campeonato nacional após um primeiro lugar sem derrotas na fase regular. Para além disso, a Academia Dolce Vita de hoje tem finalmente as condições necessárias para a realização de jogos das equipas jovens da Briosa disputarem os jogos dos respectivos campeonatos Nacionais. A Académica joga em Coimbra e isso não pode ser desvalorizado. No momento da queda, só os verdadeiros campeões se levantam. Nós somos campeões, porque somos Académica. O sol nascerá de novo e aí, estaremos mais fortes que nunca!

A Associação Académica de Coimbra / OAF

3 comentários:

Pedro Santos disse...

Mais uma vez ficou provado como somos tratados pelas instâncias que gerem o futebol neste país. Mais uma vez ficou provado que temos de lutar contra tudo e contra todos! E É O QUE VAMOS CONTINUAR A FAZER, DOA A QUEM DOER!!!!!!!!

João António disse...

Ha coisas absurdas, não há?

A Taça da Liga ao lado deste formato é uma Champions...

Anónimo disse...

José Eduardo Simões é uma personagem única. Multifacetada. Descarada. Atrevida…



O e-leitor não acredita? Então, diga-nos se conhece alguém que tenha sido acusado e condenado por crimes de corrupção e tenha o desaforo de continuar a dirigir uma agremiação desportiva. Conhece?! OK! Talvez…



Mas conhece algum presidente de uma coisa a que chamam “instituição” que tenha pedido à direcção que lidera um cheque em branco para pagar as despesas do processo onde era arguido? Pois… não…mas aconteceu.



O Sexo e a Cidade sabe que José Condenado Simões quer que seja a AAC/OAF a pagar as despesas do processo em que foi julgado por andar a dar e a receber para as obras académicas e municipais de forma ilegal. Já não bastava a Académica ter de pagar os 200 000! JES quer que a briosa pague tudo…o que ele deve pagar.



Assim, por alto, para além dos 30 000 para as IPSS, sabemos que as custas andam nos 3 000, os honorários com o advogado de defesa, segundo a nossa amiga adovogada bisexual que apareceu na capa da Sábado, são na ordem dos 10o ooo. Como diria o Pinto da Fernanda Miranda, é muita fruta.



Fazendo as contas por alto, somando os 200 ooo para o Estado, mais estes cento e tal mil, mais o que quer receber dos alegados empréstimos, é um rombo de 1 milhão.



As meninas souberam destes factos através da escuta causal de uma conversa entre 2 pessoas que estiveram na referida reunião da direcção da AAC/OAF, onde este pedido foi feito. (Se não gostarem… o local era público, para a próxima falem mais baixo). Até sabem, que JES amuou e saiu porta fora, quando lhe perguntaram qual era o valor da conta