ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ESCANDALOSO E ABSURDO!

Tentando dar cobertura a mais um erro grosseiro da liga que, teoricamente, gere os destinos do futebol português, aparece um tal de Orlando Carvalho (deve ser Dr., certamente, pois neste país qualquer iletrado consegue um título académico numa qualquer universidade de vão de escada) a sair da toca. Segundo esse senhor, que parece que é o director executivo da liga, “Se, por exemplo, um jogador tiver 27 anos num jogo, mas no anterior tenha tido 26, somamos as duas idades e dividimos por dois”. Como é que disse? Mas então o regulamento de competições é para cumprir, ou não? A desfaçatez é tão grande que se inventa mais um artigo à vontade do freguês? O que diz o regulamento, acerca da forma de desempate com base na média etária é o seguinte: “Média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante a respectiva fase”. O que diz o regulamento é só isto, mais nada! Não prevê nenhum método de cálculo específico para os casos em que os jogadores façam os aniversários no espaço de tempo que medeia as duas partidas! Não se pode inventar agora uma coisa à pressa, só porque o especialista que redigiu o regulamento nem se lembrou dessa possibilidade!

Assim, seguindo à risca o referido regulamento, tem de se calcular a média de idades para se proceder ao desempate entre a Académica, o Portimonense e o Beira-Mar. Aqui, como tem sido referido no nosso blog, pode haver duas interpretações: ou calcula-se a média etária de todos os jogadores, somando as suas idades nos dois jogos e dividindo pelo número total de jogadores utilizados, ou seja 28 (1ª abordagem); ou calcula-se a média etária somando as idades dos jogadores apenas uma vez, mesmo que tenham participado nos dois jogos (2ª abordagem). Mas há um problema com o segundo método de cálculo: não prevê a possibilidade dos jogadores poderem fazer anos entre uma partida e outra! PORTANTO, O ÚNICO MÉTODO DE CÁLCULO QUE SEGUE O REGULAMENTO E, AUTOMATICAMENTE, PREVÊ OS CASOS PARTICULARES DOS ATLETAS QUE FAZEM O ANIVERSÁRIO ENTRE UM JOGO E OUTRO, É O PRIMEIRO! MÉTODO QUE SEMPRE DEFENDEMOS, TAL COMO A ACADÉMICA E ALGUNS ADEPTOS DO PORTIMONENSE, ANTES DE ALINHAREM NA CHICO-ESPERTICE DOS SEUS DIRIGENTES E EQUIPA TÉCNICA! Assim, não há dúvidas que será a Académica, dos três, a que tem a média etária mais baixa! O MÉTODO IMAGINADO À PRESSA PELO SR. ORLANDO É ILEGAL, UMA VEZ QUE NÃO ESTÁ CONTEMPLADO NO REGULAMENTO!

Mas há mais, para desmentir estas declarações deploráveis de um (ir)responsável da liga! Ainda na época passada, houve outro caso no desempate entre dois clubes (Guimarães e Belenenses). Nessa altura, a liga veio dar razão ao Guimarães atendendo ao “Espírito Geral do Regulamento”. Escreveu-se no acórdão de então: “... o critério da diferença entre golos marcados e sofridos harmoniza-se com o espírito geral do regulamento, que é o de estimular e premiar a marcação de golos, como está claramente expresso no ponto 2º do nº3 do artigo 7º da Taça da Liga”. Muito bem, isso quer dizer que se deve ter em atenção o espírito geral do regulamento que, neste caso particular, pretende dar mais oportunidades aos jovens jogadores, o que se consegue utilizando jogadores mais jovens DURANTE todos os jogos e não utilizar juniores durante 1 minuto apenas para figurarem na ficha do jogo, por forma a baixar a média! PORTANTO, SEGUINDO A JURISPRUDÊNCIA, TAMBÉM NESTE CASO DEVERÁ SER DADA RAZÃO À ACADÉMICA!


ISTO NÃO É TUDO!! O meu colega de blogue João António foi provavelmente, após 4 dias, a primeira pessoa a conseguir calcular os famosos números das médias de idades que a liga colocou no seu site e depois se apressou a retirar! Caros leitores, isto é verdadeiramente irracional e só pode ter sido feito por autênticas bestas quadradas! O método de cálculo assenta na facto de só se contar cada jogador uma vez, e a sua idade é calculada subtraindo a 2009 o ano de nascimento do jogador! Assim, sem mais nem menos! Os valores que a liga colocou foram: Portimonense – 24,556 o que bate certo. Quanto ao valor dado à Académica – 24,682 também está errado, pois mais uma vez fizeram um erro grosseiro, enganando-se na idade de um jogador (provavelmente o Lito, que é o mais velho) em 10 anos!!!!

Isto, além de ser totalmente ridículo, vem colocar a nu uma coisa gravíssima: O director executivo da liga, nas declarações que fez aos jornalistas, ou mentiu, ou não sabe minimamente o que se passa na instituição que deve dirigir, uma vez que não é verdade que a liga tenha calculado a idade de um jogador que faça anos entre os dois jogos, com base na média da sua idade! Tendo em conta este escândalo, a Académica deve pedir a DEMISSÃO IMEDIATA DO DIRECTOR EXECUTIVO DA LIGA!!!


Esta é mais uma contribuição do blogue “Académica Sempre” para que não se faça mais uma injustiça para com a Académica, questão que devia ser prioritária para todos os académicos, especialmente os que têm blogues. Infelizmente, como vem sendo hábito, alguns viram na decisão da liga mais uma forma de atacar a direcção e preferem analisar o número de visitas ao seu espaço e vangloriar-se desse número. Depois, não têm tempo, ou não têm interesse, para fazer outro tipo de cálculos...

Espero que a direcção vá até às últimas consequências e não deixe morrer este caso!

Sem comentários: