ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

UM CRITÉRIO

Para escolhermos o que quer que seja convém seguirmos um critério pré-definido para que essa escolha não se torne num verdadeiro "tiro para o ar", cujas hipóteses de sucesso ficam apenas dependentes do factor sorte. Quando se trata de escolher pessoas para um determinado lugar, a escolha de um critério torna-se ainda mais importante.

O que escreveu meu colega de blogue João António levou-me a pensar que um bom critério para a escolha do novo treinador da Académica se pusesse basear no facto de ser um treinador com troféus no seu palmarés, ou seja, taças. Isso pressupõe que é um treinador de sucesso e com experiência.

Assim, decidi pesquisar os treinadores que venceram a taça de Portugal nos últimos 20 anos (1989 a 2009). Aqui fica a lista: Marinho Peres, João Alves, Manuel José, Toni, Bobby Robson, Carlos Queirós, Mário Wilson, Mário Reis, António Oliveira, António Sousa, Fernando Santos (2), Boloni, Mourinho, Camacho, José Rachão, Adriaanse, Paulo Bento (2) e Jesualdo Ferreira.

Quanto à taça da liga os vencedores foram Carlos Carvalhal e Quique Flores.

Muito bem, já temos um ponto de partida. Agora, de entre todos estes nomes, temos que excluir os que nunca poderiam vir para a Académica, porque já não estão entre nós, porque já não treinam, ou porque estão num nível tão elevado que seria absolutamente irrealista pensar neles. Assim, excluiríamos Robson, Mário Wilson, Manuel José, Carlos Queirós, António Oliveira, Fernando Santos, Boloni, Mourinho, Camacho, Adriaanse, Paulo Bento, Jesualdo Ferreira e Quique Flores.

A lista ficou reduzida a sete nomes: Marinho Peres, João Alves, Toni, Mário Reis, António Sousa, José Rachão e Carlos Carvalhal.

Marinho Peres é um treinador que já teve grande sucesso em Portugal quando treinou o Guimarães e o Belenenses, ao serviço do qual venceu a taça de Portugal, em 1989. Qualificou, tanto a equipa de Belém, como o Guimarães, para as competições europeias. É um treinador experiente, com 62 anos de idade, e que, segundo as informações que consegui recolher, está sem clube desde finais de Agosto, altura em que saiu do comando técnico do ASA, de Angola. Seria uma excelente escolha!

João Alves já teve sucesso na Académica, ao conseguir uma subida de divisão. Ganhou a Taça de Portugal ao serviço do Estrela da Amadora, em 1990. Também teve passagens de sucesso pelo Boavista. No entanto, desde que deixou o comando da Briosa, nunca mais esteve em competição ao mais alto nível, o que poderá ser uma desvantagem.

Toni é um produto da Académica. O seu perfil encaixa perfeitamente no que deve ser um treinador da Briosa. Treinador de sucesso no Benfica, onde foi campeão nacional por duas vezes e venceu a taça por uma ocasião. Contra ele tem o facto de nunca ter treinado nenhum clube em Portugal para além do Benfica. Fora de Portugal tem uma experiência fantástica tendo treinado clubes como o Bordéus ou o Sevilha, passou pela China e pelo Egipto, estando agora a treinar na Arábia Saudita. O facto de não estar livre e os valores astronómicos pagos pelos clubes da Península Arábica, transformam numa miragem a possibilidade de se tornar treinador da Briosa.

Mário Reis é um treinador que teve algum sucesso, especialmente em clubes do Norte do país, sendo o seu ponto máximo a vitória na taça de 1997, comandando o Boavista. A partir daí a sua carreira tem vindo a cair de qualidade e há vários anos que não se ouve falar nele. Não é uma boa opção!

António Sousa é daqueles treinadores que só tiveram sucesso num clube. No caso dele, foi o Beira-Mar do final da década de 90, tendo mesmo vencido a taça em 1999. Não teve sucesso em mais lado nenhum e, mesmo as últimas tentativas de voltar à ribalta, com o seu Beira-Mar, resultaram em fracassos. Não é uma boa opção!

José Rachão esteve na Académica no tempo das grandes equipas da Briosa na Liga de Honra, com Lewis, Latapy, Leandro e tantos outros. A Académica praticava um futebol que encantava, mas nunca conseguiu a subida. Há vários anos que está afastado da alta roda do futebol. Má opção!

Carlos Carvalhal é um treinador da nova geração. Com curso superior na área do futebol, tem o perfil adequado para treinar a Briosa. Teve prestações brilhantes com o Leixões e com o Vitória de Setúbal, mas esteve bastante mal em equipas com outras aspirações, como foram os casos de Braga e Marítimo. Parece ser um pouco inconstante e ainda não tem a experiência que só a idade confere. No entanto, poderia ser uma escolha acertada!

Parece que está para aparecer uma nova oportunidade, pois Nelo Vingada deve estar para sair do comando técnico do Guimarães. Nelo Vingada está fora do critério que eu atrás segui, mas ninguém se esquece dos onze jogos consecutivos sem perder, nem da sua extraordinária experiência. Para mim seria a primeira escolha! Esperemos é que ele se possa esquecer a forma como saiu da Briosa...

Seria esta a minha lista, por ordem de preferência:

Nelo Vingada
Marinho Peres
Carlos Carvalhal

Sem comentários: