ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ONDE É QUE ELES PÁRAM?

Dando por mim a pensar por onde andarão agora alguns dos jogadores que não se conseguiram impor na Briosa, decidi fazer uma pequena investigação. Comecei a partir de 2003, porque senão a lista seria demasiado grande. É claro que poderia estar aqui a divagar se a Académica devia ter ou não um equipamento de treino com uma mancha branca no ombro, mas decidi que isto seria mais interessante, por isso, aqui vai:Alexandre Fávaro: Este médio que veio para Coimbra em 2003, foi um dos maiores "flops" dos últimos anos. Do pouco (pouquíssimo) que jogou, sempre se notou que a sua lentidão e pouca disponibilidade física nunca o deixariam ter sucesso na Europa. Joga no Poços de Caldas, uma obscura equipa de Minas Gerais.

Rafael Gaúcho: Médio ofensivo. Veio um ano depois de Fávaro. Vinha com algumas credenciais e chegou a demonstrar que, tecnicamente, era um bom jogador. Mas isso só não chega! Fisicamente débil e tacticamente pouco seguro, rapidamente foi ficando pelo banco de suplentes, até ser dispensado no final da época. Ainda tentou mais um ano em Portugal, No E. Amadora, mas não teve melhor sorte. Na última época jogou na Bielo-Rússia, no MTZ - Ripo de Minsk, depois de ter estado 3 anos no Kaunas, da Lituânia.

Luciano Fonseca: Este é um dos que passou "ao lado de uma boa carreia", e por culpa própria! Bom tecnicamente, com velocidade e raça, impôs-se na equipa desde a primeira hora, na temporada de 2004/2005. Depois começou a decair a qualidade das suas actuações pelos motivos conhecidos. Está no pequeno São José, do Estado de São Paulo, depois de ter alinhado um ano no desconhecido Anagennisi Karditsa, da Grécia.

Zada: Bom médio organizador, ídolo da "torcida" do Santa Cruz, do Recife, é mais um caso de falta de adaptação ao futebol europeu. Esteve no PSMS Medan, da Indonésia, na última época.

Bruno Leite: Defesa direito que chegou, viu e foi-se embora sem ser notado, na época de 2004/2005. Está no América, do Rio de Janeiro.

Danilo: Defesa central com alguma qualidade, apesar da sua manifesta lentidão. Nunca foi primeira opção, mas foi relativamente importante em algumas ocasiões. Depois de passagens pelo Brasil e China, jogou na passada temporada no Hapoel Beer-Sheva, de Israel.

Dionattan: Este foi um dos que me "enganou". Médio polivalente, com boa técnica e visão de jogo razoável, parecia que tinha uma grande margem de progressão quando chegou a Coimbra, em 2003. No entanto, as boas impressões que deu no primeiro ano foram sempre decrescendo até ao adeus a Portugal. "Refugiou-se" no Brasil e, também lá, a sua carreira tem estado a decaír constantemente. Quando saiu da Briosa foi para o Fluminense, agora, está no Brasil de Farroupilha...

Gélson: Avançado de pouca qualidade técnica, mas profissional irrepreensível. Depois de sair da Académica, foi para o Véria, da Grécia.

Delmer: Avançado que chegou na era de Artur Jorge. Tinha cartaz no Brasil, pelo que a sua chegada gerou grandes expectativas. No entanto, uma lesão grave impediu-o de "agarrar" o lugar na equipa, coisa que nunca conseguiu fazer posteriormente. Apesar dos seus 35 anos, ainda continua a jogar. Está no São Gabriel, do Rio Grande do Sul.

Flávio Dias:
Avançado de pouca qualidade que passou pela Briosa na época de 2003/2004. Já passou por vários clubes no Brasil, pela Ucrânia e pela Grécia. Agora está no Ituano, de São Paulo.

William Soares: Este nunca jogou. Dizia-se que era médio defensivo. Depois de sair da Briosa, ainda tentou ficar em Portugal (Fátima, Braga B, Gil Vicente), mas os resultados foram os mesmos. Jogou na época passada no desconhecido Hapoel Ramat-Gan, de Israel.

Clément Beaud: Médio defensivo camaronês que nunca chegou a ser inscrito pela Académica, apesar de ter feito parte do plantel de 2004/2005. Manteve-se em Portugal, mas numa trajectória descente. Depois da Académica, foi para o Moreirense. Na época passada esteve no Cinfães...

Para último deixo o estranho caso de Wilton, mais um que apareceu em 2003/2004, quando Artur Jorge começou a época como treinador. Dizia-se que era médio, mas parece-me que nunca jogou. O mais estranho é que não encontrei informação da sua carreira antes da Académica, nem depois! Será que era mesmo futebolista, ou foi um grande equívoco?!?!

Certamente haveria outros, de repente, lembro-me de "El-Gato" Pérez, Fiston, Néstor Álvarez ou Raúl Estevez, mas a lista já vai longa. Pode ser que fique para uma próxima oportunidade...

Sem comentários: