ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

CAUTELA E CALDOS DE GALINHA...

Estas coisas dos regulamentos da FIFA, no que respeita a transferências de jogadores, têm de ser muito bem estudadas pelos clubes, sob pena de estes incorrerem em ilegalidades que lhes podem sair muito caras em termos desportivos. O Belenenses poderá ser o próximo a sofrer as consequências por ter utilizado na última jornada o jogador Meyong, que já tinha actuado por dois clubes espanhóis na presente temporada. Poderão dizer: o que é que a Académica tem a ver com isto? Com o caso do Meyong, nada! Mas este caso e um post no blogue "Pardalitos do Choupal" vieram fazer tocar as "campaínhas de alarme" pois a nova contratação da Académica, o central Irineu, também já esteve em dois clubes na presente época desportiva.

Ao contrário do que se escreveu em muitos lados, Irineu, quando saiu do Braga em Janeiro de 2007, foi para o Flamengo e daí saiu depois para o Marília, não tendo actuado pelo Ipatinga nesta temporada. No Flamengo Irineu começou por afirmar-se como uma pedra fundamental da equipa carioca tendo feito, até 29/08/2007, 25 jogos. Sagrou-se inclusivamente campeão estadual, jogou 6 partidas para a Copa Libertadores e 8 jogos para o Brasileirão. No entanto a grande maioria dos jogos para que Irineu foi chamado aconteceram no início do ano, sendo que o central foi perdendo protagonismo depois de Tele Santana ter tomado conta da equipa técnica do "Mengão". Dos 25 jogos realizados pelo Flamengo, apenas 4 ocorreram após 1 de Julho de 2007, data que deve ser considerada para efeitos de contagem do número de clubes que um jogador representa numa época.

Em 29/08/2007 Irineu é emprestado pelo Flamengo ao Marília, equipa que disputava a Séria B do Brasileirão. Aqui o central não foi muito feliz, não sendo peça fundamental para nenhum dos dois técnicos que passaram pelo clube. No entanto, foi chamado para uma partida realizada a 09/10/2007 e que opôs o seu clube ao Barueri, no que consistiu na única aparição de Irineu com a camisola do Marília.

E aqui é que poderá residir o problema! Desde 01/07/2007, Irineu já representou dois clubes (máximo estabelecido pela FIFA numa época desportiva)!

Mas as coisas não são assim tão lineares! Já existe jurisprudência emanada da própria FIFA e que contraria esta norma. O caso é o do argentino Mascherano que na temporada transacta já tinha jogado pelo Corinthians e pelo West Ham quando foi contratado pelo Liverpool. Neste caso o organismo máximo do futebol mundial autorizou a utilização do jogador pelo terceiro clube, tendo em conta o desfazamento que existe entre os calendários futebolísticos da Europa e da América do Sul! É óbvio que o caso do Irineu se enquadra perfeitamente nesta qustão, pelo que não deverá haver problema na sua utilização!

No entanto, como a Académica já está muito "escaldada" pelas instâncias que regem o futebol (quer o nacional, quer o internacional), faço daqui um apelo aos nossos dirigentes para que consigam uma autorização INEQUÍVOCA de quem de direito, por forma a não haver "amargos de boca" mais tarde!

Sem comentários: