ACADÉMICA DE COIMBRA - MUITO MAIORES DO QUE 'GRANDES'!   100% ACADÉMICA 100% ACADÉMICA SEMPRE A TAÇA 2012 É NOSSA!!!! APOIA A TUA EQUIPA LOCAL ACADÉMICA DE COIMBRA SEMPRE! BRIOOOOSAAAAAAAAA VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL 2012! 100% ACADÉMICA SEMPRE 100% ACADÉMICA

segunda-feira, 7 de novembro de 2005

VITÓRIA SOBRE OS ESPANHÓIS!

Image hosted by Photobucket.com 1 Image hosted by Photobucket.com 0

A vitória conseguida hoje sobre os corruptores de Guimarães foi uma lição de capacidade de sofrimento dada pelos jogadores da Briosa. Para quem achava que as palavras de Roberto Brum iriam "acabar" com o balneário da Académica, tiveram hoje uma resposta categórica! Quem diz que o Marcel é um jogador banal que não devia jogar na Académica teve hoje uma resposta categórica! Quem diz que Dário faz muita falta no plantel da Académica teve hoje uma resposta categórica!

Nelo Vingada teimou em deixar Marcel sozinho na frente de ataque. A Briosa actuou de inicio com Pedro Roma; Nuno Luís, Zé Castro e Danilo; Roberto Brum, Paulo Adriano e Nuno Piloto; Filipe Teixeira, Luciano e Marcel. Desta vez o profesor decidiu-se por colocar o ex.PSG na ala esquerda do ataque, o que se revelou bastante acertado. Ao contrário de Fernando, que também não é um extremo, mas que não consegue adaptar-se à linha, Filipe Teixeira mostra-se um jogador que "carbura" muito bem do lado esquerdo do ataque. O seu drible curto e a progressão com a bola controlada parecem fazer dele o extremo de que a Briosa tanto necessitava. Os do norte começaram a pressionar mais e criaram perigo com uma bola no poste de Pedro Roma. Apesar do nervosismo que se percebia nos atletas, a Académica continuou no seu jogo que assentava muito na sacrifício pedido aos homens do meio campo e do ataque, conseguindo assim controlar as operações, apesar de o Sr. Paulo Costa tudo ter tentado para "empurrar" os "espanhóis" para a frente, marcando faltas em cima de faltas na zona frontal do meio campo da Briosa, e fazendo "vista grossa" a várias faltas sobre os atacantes academistas. Foi assim, com o seu jogo muito rendilhado no meio campo que a Académica consegue abrir espaços no lado direito para um centro a que Marcel dá o melhor seguimento, antecipando-se à defesa contrária. De realçar ainda a agressão miserável do arruaceiro Medeiros sobre Paulo Adriano. Quero ver quantos jogos é que a comissão de disciplina vai aplicar a mais este caceteiro do Minho.

Na segunda parte, a toada da partida manteve-se idêntica à da etapa inicial. Os adversários iam criando algum perigo, essencialmente através de lances de bola parada mas é a Académica que vai tentando impôr o seu jogo, agora mais em contra-ataque. Marcel arranca um bom cabeceamento a passe de Brum, com a bola a passar muito perto do poste; Luciano, sobre a direita, já dentro da área remata cruzado para a defesa do guarda-redes adversário; Marcel bate um livre com a bola a "rasar" a barra dos "espanhóis". Estes são apenas alguns dos lances de perigo da Briosa que, a serem concretizados, permitiriam que os jogadores pudessem actuar mais tranquilos, sem o espectro do empate, que podia ter acontecido quando Saganovski ganha uma bola de cabeça a Zé Castro e remata ao poste direito da baliza de Pedro Roma. A partir deste lance, não houve mais nenhum perigo para o guardião da Briosa. Ao contrário, aproveitando muito bem os espaços que se abriam no meio campo adversário, a Briosa criava sempre muito perigo. Já no período de descontos, a Briosa desperdiçou uma grande penalidade, por intermédio de Nuno Luís.

Em suma, podemos dizer que a Académica jogou com vontade, que os seus atletas honraram a camisola que envergam, parecendo que as palavras de Roberto Brum chegaram exactamente onde deviam. Nelo Vingada mantém-se fiel à sua táctica de deixar o ponta de lança entregue à sua sorte na frente de ataque e continua a mexer na equipa só em último caso. Desta vez resultou. Ainda bem!

Sem comentários: